Receitas - Colari Cooperativa
Cheesecake

Cheesecake

Vamos lá!!

Ingredientes para a massa:
- 1 pacote e meio de bolachas tipo maizena;
- 3/4 da xícara de chá de margarina
- Canela em pó a gosto
Ingredientes para o recheio:
- 5 potes de cream cheese  (150 gramas cada);
- 1 lata de leite condensado;
- 4 ovos;
- 3/4 da xícara de chá de farinha de trigo;
- Suco de 1 limão grande; 
- 1 colher de café de essência de baunilha
Ingredientes para a cobertura (opcional):
- 2 caixinhas de morangos maduros;
- 1/2 copo americano de água;
- 1 copo americano de açúcar; 
Preparo da massa:
Em um processador de alimentos, coloque as bolachas e a canela e triture tudo por mais ou menos 1 ou 2 minutos, até obter uma espécie de farinha grossa. Coloque em uma vasilha grande, junte a margarina (que pode ser semi-derretida previamente no microondas por uns 20 segundos) e misture bem até obter uma massa que seja bem quebradiça.
Unte com margarina uma forma desmontável de aproximadamente 25 a 30 cm de diâmetro e, então, compacte a massa com as mãos (se quiser, utilize uma colher para auxiliar) forrando o fundo e subindo uns 2 cm nas laterais. Leve a massa para o forno pré-aquecido a 180 graus por 5 minutos. Retire-a e a deixa esfriar enquanto o recheio é preparado.
Preparo do recheio:
Em uma batederia, bata sozinho todo o creamcheese por 2 minutos. Acrescente todos os outros ingredientes (exceto a farinha de trigo) e bata novamente a massa. Enquanto a massa bate, vá adicionando a farinha aos poucos para não empelotar e, então, bata até obter uma massa homogênea. De vez em quando interrompa e raspe com uma espátula as laterais e o fundo da vasilha de modo a misturar todo o creamcheese.
Despeje o recheio dentro da massa que foi pré-assada e coloque-a no forno pré-aquecido a 180 graus por 45 a 60 minutos, dependendo do forno (quando a parte superior do recheio começar a rachar, está bom). Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira.
Preparo da cobertura:
Lave os morangos de 1 caixinha e meia e corte-os em pequenos pedaços. Junte em uma panela pequena os morangos, o açúcar e a água. Cozinhe bem, mexendo sempre, até obter um caldo grosso (quase em ponto de geléia) e tire do fogo.
Jogue a calda, quando estiver morna, sobre o cheesecake e decore-o com os morangos restantes. Leve-o à geladeira. Consuma o cheesecake bem geladinho.
Opções de substituições:
- O leite condensado pode ser trocado por 7 colheres das de sopa de açúcar;
- A cobertura pode ser também feita com calda de chocolate, raspas de limão ou mesmo geléias de morango, amora ou framboesa.

Sigam as instruções direitinho porque ele é meio complicadinho de fazer, mas é uma delícia!!