titulo Istitucional - Colari Cooperativa
Colari em Mandaguari

Fundada em 15 de fevereiro de 1964, a Colari – Cooperativa de Laticínios de Mandaguari Ltda – teve como fundadores Agenor Paixão, Manoel Donha Sanches, Alfredo Rodrigues Brianez, Geraldo Simões, Antenor Rodrigues Simões, Adelino Rodrigues de Godoy, Geraldo Brianezi, Evilásio Alves dos Santos, João Batista Marzola, Oripes Rodrigues Gomes, Gabriel Neves Caleffi, Roberto Rodrigues Toledo, Rebeldino Rodrigues de Souza, José Favoreto, José Purcino da Silva, José Luiz da Silva, João Gomes Paulino e Antônio dos Santos. Assim como em sua fundação, a Colari continua seu trabalho em prol do produtor de leite.

Com sede em Mandaguari-PR, a Colari conta atualmente com sete entrepostos em funcionamento nos municípios de Mandaguari, Jandaia do Sul, Campina da Lagoa, Roncador, Nova Cantu, Rio Bom e Barbosa Ferraz.

Ao longo desses 47 anos, duas importantes mudanças ganharam destaque na história da cooperativa: o processo de granelização e a integração com a Confepar – Agro-Industrial Cooperativa Central, em Londrina.

Segundo o diretor-presidente, Newton Goy Kimura, a integração foi uma medida necessária e determinante para que a Colari passasse pelas crises na atividade leiteira no inicio da década passada e saísse muito mais fortalecida. E hoje todos podem constatar que foi uma decisão acertada que levou a modernização industrial e competitividade do mercado.

A Colari trabalha com aproximadamente 611 associados ativos, ou seja, que entregam seus produtos com regularidade. Como uma das maiores cotistas da Confepar, detendo 27% das cotas, a Colari capta mais de 100 mil litros de leite/dia, industrializados na Confepar, que possui um moderno e gigantesco parque industrial com máquinas de última geração, garantindo qualidade e competitividade aos produtos Polly e Cativa, que nos últimos anos vêm conquistando espaço no mercado interno e externo.

Além disso, a cooperativa investe em assistência técnica e capacitação dos associado, trabalho que tem sido fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos cooperados.

Um dos objetivos sociais da Colari é o estímulo ao desenvolvimento progressivo e a defesa dos interesses socioeconômicos de seus cooperados e colaboradores. E com isso a Colari se consolida e se destaca a cada dia no mercado leiteiro.